domingo, 31 de maio de 2009

[Sub-18] São Paulo estreia goleando o Real Madrid

Tricolor vence por 3 a 0 com dois gols de Henrique e um de Jefferson
Felipe Espindola - 31/5/2009

O São Paulo estreou na tarde deste domingo (31) na quinta edição do Campeonato Mundial Sub-18, que neste ano está sendo disputado em Madrid, na Espanha.
Bicampeão do torneio e em busca do terceiro título consecutivo, o clube brasileiro fez a partida de abertura da competição contra o Real Madrid, no estádio Teresa Rivero.
Antes do jogo uma cerimônia muito bonita abriu de forma oficial o campeonato, com apresentação dos times, desfile de mascotes, show de habilidade com a bola e até mesmo um grupo espanhol especializado em samba.
Crianças apresentaram todos os clubes participantes
Placar eletrônico do estádio Teresa Rivero mostra o primeiro duelo da competição
O jogo
Se fora de campo os espanhóis demonstraram muita competência e eficiência para organizar o evento, dentro de campo quem comandou o cerimonial foi o time brasileiro, sempre supervisionado pelo competente Zé Sergio.
O São Paulo é muito forte e com boa variação de jogadas. Tanto que a qualidade do time surpreendeu a tática espanhola logo no início de jogo. Com apenas cinco minutos de jogo Jeferson avançou com a bola e lançou Henrique. O atacante, que já integra o time profissional do Tricolor, driblou o goleiro e tocou para o fundo gol.
Os espanhóis sentiram o revés e quase levaram o segundo gol pouco tempo depois. Aos 12 minutos, o camisa 9 Henrique avançou bem pela direita, se livrou do primeiro marcador, mas a zaga madrilenha conseguiu afastar, colocando para escanteio. No lance seguinte, Jeferson cobrou escanteio da direita, Gaúcho ganhou de cabeça e a bola sobrou para Henrique, que completou por sobre o gol, levando perigo.
O Real Madrid ajustou sua postura e melhorou seu desempenho, equilibrando os lances. Com o apoio dos torcedores espanhóis o clube subiu de produção e passou a pressionar o São Paulo em busca do empate.
A equipe espanhola arriscava em chutes de fora da área e em cruzamentos para a área, que eram sempre impedidos pelo goleiro Richard e pela defesa Tricolor.
O maior momento de perigo na primeira etapa foi no último minuto, quando Richard salvou o São Paulo em três oportunidades seguidas.
No intervalo Zé Sergio promoveu duas mudanças colocando Dener e Lucas Mendes nos lugares de Marcelinho e Acácio. Pelo lado espanhol Gonzalo substituiu Jordi.
Logo aos dois minutos o Real Madrid levou muito perigo em cobrança de falta de Kamal, que mandou a bola rente ao ângulo superior direito do gol de Richard. Alguns no estádio chegaram até a comemorar gol.
A comemoração, porém, não veio e quem quase gritou gol foram os são-paulinos. Aos quatro minutos, após disputa na área a zaga do Real Madrid afastou mal, a bola bateu em Henrique, encobriu o goleiro, mas parou na trave direita da meta espanhola.
No meio da segunda etapa o técnico do Real Madrid, insatisfeito com o resultado, promoveu duas mudanças: Lucas no lugar de Fran Sol e Pozuelo no lugar de Pedreño, mas a equipe espanhola não conseguiu furar a defesa Tricolor.
Se por um lado o Real Madrid não conseguiu fazer os gols, do outro o São Paulo demonstrou bastante eficiência. Aos 30 minutos, Henrique foi derrubado na área e a arbitragem assinalou falta.
O meio-campista Jefferson foi para a cobrança e de canhota mandou rasteiro, no canto esquerdo da meta espanhola, sem dar chances ao goleiro do Real Madrid. O segundo gol são-paulino derrubou o ânimo espanhol, que passou a pressionar bem menos o Tricolor.
Henrique, que já havia marcado um gol ao driblar e tocar na saída do goleiro teve outra boa chance aos 36, quando repetiu essa jogada, mas a zaga conseguiu afastar. Quando a partida parecia definida o camisa 9, porém, usou essa mesma arma para fazer o terceiro gol são-paulino.
Ele recebeu lançamento de Dener, driblou outra vez mais o goleiro e tocou para o fundo das redes, antes que a defesa pudesse pará-lo. Ao invés de sair para comemorar o atacante preferiu atender o defensor madrilenho que tentou impedir seu gol, mas que com câimbras, não conseguiu se levantar do chão. O herói são-paulino ainda deixou o campo para a entrada de Alfredo, na sequência do lance.
Grande demonstração de técnica, grande demonstração de raça, grande demonstração do futebol brasileiro, grande demonstração da força do São Paulo Futebol Clube e grande demonstração de fair-play, que no último lance do jogo não teve o jogador do Real Madrid, expulso após uma cotovelada em Gaúcho, que no lance anterior havia feito fila e levado perigo em jogada individual.
O time volta a campo na próxima terça-feira, contra o Werder Bremen, na segunda rodada do Mundial Sub-18. Hoje a noite os jogadores e a comissão técnica vão assistir a estréia do próximo rival, quando os alemães enfrentarão o Goyang, da Coréia.
Em pé: Acácio, Fabiano, Bruno Uvini, José Vitor, Richard e Chileno (massagista)Agachados: Adriano Titton (preparador físico), Henrique, Marcelinho, Jefferson, Gaúcho, Felipe e Casemiro

Na estréia de Marlos, São Paulo desencanta no Brasileirão

Na estréia de Marlos, São Paulo desencanta no Brasileirão
Jogando no Morumbi esta tarde, o São Paulo desencantou no campeonato brasileiro, a equipe São paulina venceu e convenceu, algo que a tempos já não acontecia.Teve como destaque a estréia do menino Marlos que veio do Coritiba,o garoto estréio com personalidade,vez ótimas jogadas e participou do segundo gol do tricolor marcado por Borges.
O técnico Muricy surpreendeu na escalação, já de cara ele sacou de uma só fez J.Wagner,Hernanes e Dagoberto da equipe titular,colocando em seus respectivos lugares, Junior Cesar, Marlos e Borges que tinha reclamado durante a semana de ter perdido seu lugar na equipe titular.
A equipe teve uma melhor movimentação e criou vários momentos de perigo, logo aos 12min do primeiro tempo depois de uma jogada confusa da defesa Cruzeirense, Washington aproveitou a bobeira da zaga e cabeceou no canto de Fabio para fazer 1x0 para o São Paulo, os dois times continuaram fazendo uma partida muito disputada, Kleber como sempre dando muito trabalho e recebendo muitas faltas, Marlos continuava tentando mostrar serviço, até que aos 32min o jovem estreante do tricolor fez boa jogada pela direita, passando a bola para Zé Luiz que cruzou na medida para Borges fazer 2x0, dando números finais para o duelo no primeiro tempo.
O segundo tempo começa com Athirson no lugar de Gerson Magrão, e jogo muito pegado. O goleiro Denis faz uma boa partida e boas defesas, não dando chance para o ataque cruzeirense, também no segundo tempo começa a chover no Morumbi, aos 26min Athirson que tinha entrado na segunda etapa, sai devido a uma contusão, em seu lugar entra Eli Carlos, aos 32min Dagoberto que tinha entrado momentos antes no lugar de Washington, invadiu a área e bateu cruzado dando números finais a partida, São Paulo 3X0Cruzeiro,foi uma boa partida da equipe tricolor e uma ótima iniciativa da diretoria de trocar ingressos por alimentos + 1 real,alimentos que serão doados para as vitimas das enchentes do nordeste e norte do Brasil,como sempre a diretoria São paulina saindo na frente,gesto no qual deveria ser seguido pelas outras equipes,pelo menos uma em cada semana deveria fazer uma promoção desse tipo.
Esse jogo da uma ótima expectativa para o dia dezessete,quando as duas equipes volta a se enfrentar agora valendo pelo jogo de volta das quartas de finais da libertadores, é claro que é outro jogo outra pegada,mas o São Paulo mostrou hoje que tem plenas condições de reverter o resultado favorável ao Cruzeiro.
Ficha técnica:

SÃO PAULO 3 x 0 CRUZEIRO
Denis, Renato Silva, André Dias e Miranda; Zé Luis, Jean, Eduardo Costa, Marlos (Hernanes) e Junior Cesar; Borges e Washington (Dagoberto).
Fábio, Jonathan, Thiago Heleno, Leo Fortunato e Gerson Magrão (Athirson) (Elicarlos); Fabrício, Henrique, Marquinhos Paraná e Ramires; Kléber e Wellington Paulista (Zé Carlos).
Técnico: Muricy Ramalho
Técnico: Adilson Batista.
Gols: Washington, aos 12, e Borges, aos 32 minutos do primeiro tempo; Dagoberto, aos 32 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Miranda, Zé Luis, Dagoberto (São Paulo);Wellington Paulista, Henrique (Cruzeiro)
Estádio: Morumbi. Data: 31/05/2009. Árbitro: Evandro Rogerio Roman (PR). Auxiliares: Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Gilson Bento Coutinho (PR). Público: 51.800 pagantes. Renda: R$ 51.800,00

domingo, 24 de maio de 2009

Choque Rei dos goleiros

Sem duvidas, esse clássico ficou marcado pelas atuações dos goleiros. Marcos e Denis estavam inspiradíssimos na partida, fizeram belas defesas e garantiram o resultado de 0x0.
A primeira grande defesa do jogo aconteceu aos oito minutos do primeiro tempo numa cabeçada de André Dias que marcou praticou um verdadeiro milagre, o São Paulo que dominava o inicio de partida teve mais uma grande chance aos doze minutos, quando Dagoberto saiu cara cara com Marcos que praticou mais uma grande defesa, aos vinte minuto o Palmeiras deu seu primeiro chute ao gol mesmo que de longe Diego Souza levou perigo ao arqueiro Denis que fez uma boa defesa,mas as duas principais defesa do primeiro tempo ocorreu nos minutos finais,Keirrison completou um cruzamento de Wendel pegando a queima roupa para uma defesa milagrosa de Denis, e Washington finalizou também a queima roupa,para mais uma defesa milagrosa de Marcos.
O segundo tempo começou com duas modificações pelo lado Palmeirense, entraram Leny e Souza nos lugares de Mozart e Danilo,com essas modificações a equipe Palmeirense dominou o segundo tempo mas não levou grande perigo para meta tricolor, o lance mais polemico ocorreu aos oito do segundo tempo,quando Diego Souza entrou na área e depois de cortar Miranda foi derrubado pelo zagueiro São paulino,pênalti que o juiz Rodrigo Braghetto não marcou,o jogo continuou dominado pelo Palmeiras mas não levando perigo,o técnico São paulino mexeu tentando melhorar sua equipe tirando Hernanes e pondo em seu lugar Arouca,mesmo com essa modificação o São Paulo não melhorava seu comportamento em campo,Muricy ainda trocou Hugo por Junior Cesar e aos trinta Mauricio Ramos depois de cometer falta em Dagoberto recebeu o segundo amarelo e foi expulso,fazendo que a equipe Palmeirense diminuísse seu ritmo,pois já tinha feito as três substituição e ficara naquele momento apenas com um zagueiro,mesmo assim a equipe do São Paulo não achava seu jogo.No final do jogo o São Paulo chegou duas vezes com muito perigo aos 43 com Dagoberto,que Marcos realizou outra grande defesa e aos 46 quando o goleiro Palmeirense realizou mais um grande milagre na defesa do chute de Washington,Richarlyson ainda foi expulso por falta violenta e aos 49 Denis garantiu o resultado de empate realizando uma boa defesa no cabeceio de Diego Souza.
Resumindo o São Paulo dominou o primeiro tempo e Marcos garantiu o resultado, já o Palmeiras dominou o segundo tempo mas as melhores chances ainda foi da equipe São Paulina fazendo que Marcos fosse o melhor jogador em campo.
FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 0 x 0 SÃO PAULO
Marcos; Maurício Ramos, Danilo (Lenny) e Marcão; Wendel, Jumar, Mozart (Souza), Cleiton Xavier e Armero; Diego Souza e Keirrison (Ortigoza).
Denis; André Dias, Miranda, Richarlyson; Zé Luís, Eduardo Costa, Hernanes (Arouca), Hugo (Junior Cesar) e Jorge Wagner (André Lima); Dagoberto e Washington.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Técnico: Muricy Ramalho
Cartões amarelos: Jumar (P) e Zé Luís (SP) / Cartão vermelho: Maurício Ramos (P) e Richarlyson (SP)
Público: 12.000 pagantes / Renda: R$ 472.201,24
Estádio: Palestra Itália. Data: 24/5/2009. Árbitro: Rodrigo Braghetto (SP). Auxiliares: Ednilson Corona (SP) e Emerson Augusto de Carvalho (SP).

sábado, 9 de maio de 2009

A Historia do Campeonato Brasileiro

Olá amigos do Activo, hoje irei contar um pouco da historia do campeonato brasileiro. Tentarei trazer algumas informações, como artilheiro em cada ano, equipes que participaram ao longo de todos esses anos e informações sobre gols marcados e públicos de cada ano do brasileirão, espero que gostem e possam tirar algumas informações.
O campeonato brasileiro de futebol,conhecido popularmente como brasileirão,começou a ser disputado em 1971,substituindo antigos torneios como o Roberto Gomes Pedrosa e a Taça do Brasil,como principal torneio nacional do esporte.
O campeonato é realizado pela CBF (confederação brasileira de futebol), e teve como característica, a falta de padronização do torneio que mudava a cada ano,assim como as regras e numero de participantes.Esse proble4ma persistiu até 2004 quando foi aprovado pelo Congresso Nacional o Código do torcedor, que obrigou a CBF,a diminuir os números de participantes e ter uma formula disputa mais fixa,diminuindo de 24 em 2004, para 20 em 2006 numero que nos encontramos hoje.

Clubes que já participaram da elite do campeonato brasileiro:
Atlético-MG,São Paulo,Botafogo,Corinthians,Palmeiras,Flamengo,Fluminense,Santos,Grêmio,Cruzeiro,Internacional,Bahia,Vasco,Coritiba,Atlético-PR,Portuguesa, América-RJ, América-MG,Santa Cruz, Fortaleza, Sport, Ceará, Remo, Náutico, Vitoria, Nacional-AM, ABC-RN, CRB-AL, Sergipe, Goiás, Guarani, Tiradentes-PI, América-RN, Comercial-MS, Desportiva-Es, Rio Negro-AM, Olaria, CEUB-DF, Figueirense,Paysandu,Moto Clube, Operário, Sampaio Correia,Avaí, CSA, Itabaiana, Goiânia, Americano, Campinense, Botafogo-SP, Ponte Preta, Caxias, Botafogo-PB, Mixto, Volta Redonda, Flamengo-Pi, Uberaba,Fluminense-Ba, Rio Branco-Es, Londrina, Treze, XV de Piracicaba, Fast-AM, Maringá, Goytacaz, Joinville, Vitoria-ES, River-Pi, Brasília, Vila Nova-GO, Dom Bosco-MT, Noroeste,Vila Nova-MG, América-SP, Comercial-SP, Colorado-PR, Bangu, Chapecoense, Anapolina, Itabuna-BA, Brasil de Pelotas, XV de Jaú, São Bento-Sp, Inter de Limeira, Francana-SP, Caldense-MG, Campo Grande-RJ, Leonico-BA, Comercial-MS, maranhão, Central-PE, Atlético Goianiense, Criciúma, Novo Hamburgo, ,Brasília,Operário-AM, América-RN,Piauí,Guará-DF,Ferroviário, São Paulo-RS, Galícia-BA, Pinheiros-PR, São José-SP, Interde Santa Maria-RS, Taquatinga-DF, Ferroviária-SP, Juventus-Sp, Santo André, Auto Esporte - PI, Catuense-Ba, Corumbaense, Sobradinho, Marcilio Dias, Bragantino, União São João-SP, Paraná, São Caetano, Brasiliense, Gama, Ipatinga.

Todos Campeões em cada ano
1971
Campeão: Atlético-MG
Vice: São Paulo
Artilheiro: Dario (Dada) Atlético-MG 15 gols
Publico: 4.662.247 espectadores-média: 20.360 p/jogo.
Jogos: 229
Gols: 419-média: 1,38 p/jogo
Período: 07/08á19/12
Campanha do campeão: 27 jogos, 12 vitorias, 10 empates e 5 derrotas, 39 gols pró e 22 gols contra.
1972
Campeão: Palmeiras
Vice: Botafogo
Artilheiro: Dario (Dada) Atlético MG e Pedro Rocha-São Paulo 17 gols
Publico: 6.191.982 espectadores – média: 17.591 p/jogo
Jogos: 352
Gols: 731- média 2,08 p/jogo
Período: 09/09 a 13/12
Participantes: 26
Campanha do campeão: 30 jogos, 16 vitorias, 10 empates e 4 derrotas, 46 gols pró e 19 gols contra.
1973
Campeão: Palmeiras
Vice: São Paulo
Artilheiro: Ramon (Santa Cruz) 21 gols
Publico: 10.141.674 espectadores, média: 15.460 p/jogo
Jogos: 656
Gols: 1202, média 1,83 p/jogo
Período: 25/08 a 20/02
Participantes: 40
Campanha do campeão: 40 jogos, 25 vitorias, 12 empates e 3 derrotas, 52 gols pró e 13 gols contra.
1974
Campeão: Vasco
Vice: Cruzeiro
Artilheiro: Roberto Dinamite (Vasco) 16 gols
Publico: 5.184.763 espectadores, média: 11.599 p/jogo
Gols: 951, média 2,13 p/jogo
Período: 09/03 a 01/08
Participantes: 40
Campanha do campeão: 28 jogos, 12 vitorias, 12 empates e 4 derrotas, 33 gols pró e 18 gols contra.
1975
Campeão: Internacional
Vice: Cruzeiro
Artilheiro: Flávio (Internacional) 16 gols
Publico: 6.873.358, média: 15.984 p/jogo
Gols: 972, média 2,26 p/jogo
Período: 20/08 a14/12
Participantes: 42
Campanha do Campeão: 30 jogos, 19 vitoria, 8 empates e 3 derrotas, 51 gols pró e 12 gols contra.
1976
Campeão: Internacional
Vice: Corinthians
Artilheiro: Dario-Dadá (Internacional) 16 gols
Publico: 6.991.291, média 17.010 p/jogo
Gols: 915, média 2,22 p/jogo
Período: 29/08 a 12/12
Participantes: 54
Campanha do campeão: 23 jogos, 19 vitorias, 1 derrota e 3 empates, 59 gols pró e 13 gols contra.
1977
Campeão: São Paulo
Vice: Atlético MG
Artilheiro: Reinaldo ( Atlético MG) 28 gols
Publico: 7.955.983, média 16.472 p/jogo
Gols: 1194, média 2,47 p/jogo
Período: 15/10 a 05/03
Participantes: 62
Campanha do campeão: 21 jogos, 13 vitorias, 4 empates e 4 derrotas, 40 gols pró e 15 gols contra.
1978
Campeão: Guarani
Vice: Palmeiras
Artilheiro: Paulinho (Vasco) 19 gols
Publico: 8.347.432, média 10.539 p/jogo
Gols: 1.171, média 1,48 p/jogo
Período: 25/03 a13/08
Participantes: 74
Campanha do campeão: 32 jogos, 20 vitorias, 6 empates e 6 derrotas, 57 gols pró e 22 gols contra.
1979
Campeão: internacional
Vice: Vasco
Artilheiro: Roberto César (Cruzeiro) e César ( América RJ) 12 gols
Publico: 5.308.459, média 9.136 p/jogo
Gols: 1.358, média 2,33 p/jogo
Período: 16/09 a 23/12
Participantes: 94
Campanha do campeão: 23 jogos, 16 vitoria (1 por wo) e 0 derrotas, 40 gols pró e 1 gols contra.
1980
Campeão: Flamengo
Vice: Atlético MG
Artilheiro: Zico (Flamengo) 21 gols
Publico: 6.383.303, média 20.792 p/jogo
Gols: 826, média 2,69 p/jogo
Período: 23/02 a 01/07
Participantes: 44
Campanha do campeão: 22 jogos,14 vitorias,6 empates e 2 derrotas,46 gols pró e 20 gols contra.
1981
Campeão: Grêmio
Vice: São Paulo
Artilheiro: Nunes (Flamengo) 16 gols
Publico: 5.368.962, média 17.545 p/jogo
Gols: 754, média 2,46 p/jogo
Período: 17/01 a 03/05
Participantes: 44
Campanha do campeão: 23 jogos, 2 empates e 7 derrotas, 32 gols pró e 21 gols contra.
1982
Campeão: Flamengo
Vice: Grêmio
Artilheiro: Zico (Flamengo) 21 gols
Publico: 5.764.252, média 19.808 p/jogo
Gols: 803, média 2,76 p/jogo
Período: 16/01 a 25/04
Participantes: 44
Campanha do campeão: 23 jogos, 15 vitorias, 6 empates e 2 derrotas, 48 gols pró e 27 gols contra.
1983
Campeão: Flamengo
Vice: Santos
Artilheiro: Serginho Chulapa (Santos) 22 gols
Publico: 7.391.013, média 22.953 p/jogo
Gols: 868, média 2,69 p/jogo
Período: 23/01 a 29/05
Participantes: 44
Campanha do campeão: 26 jogos, 14 vitorias, 7 empates e 5 derrotas, 57 gols pró e 30 gols contra.
1984
Campeão: Fluminense
Vice: Vasco
Jogos: 310Gols: 737 - Média: 2.37 p/jogoPúblico: 5.742.207 espectadores - Média: 18.523 p/jogoArtilheiro: Roberto Dinamite (Vasco) 16 gols
Período: 28/01 a 27/05Participantes: 41
Campanha do Fluminense:
26 jogos, 15 vitórias, 9 empates e 2 derrotas, 37 gols pró e 13 gols contras
1985
Campeão: Coritiba
Vice: Bangu
Jogos: 464Gols: 1.126 - Média: 2,42 p/jogoPúblico: 5.394.000 espectadores - Média: 11.625 p/jogo
Artilheiro: Edmar (Guarani) 20 gols
Período: 26/01 a 31/07Participantes: 44
Campanha do Coritiba:
26 jogos, 15 vitórias, 9 empates e 2 derrotas, 37 gols pró e 13 gols contra
1986
Campeão: São Paulo
Vice: Guarani
Jogos: 538Gols: 1.125 - Média: 2,09 p/jogoPúblico: 7.221.574 espectadores - Média: 13.423 p/jogoArtilheiro: Careca (SP) 25 gols
Período: 30/08 a 25/02Participantes: 48
Campanha do São Paulo Futebol Clube:
34 jogos, 17 vitórias, 13 empates e 4 derrotas, 62 gols pró e 22 gols contra
1987
Campeão: Sport (CBF) Flamengo (Copa União, Clube dos 13)
Vice: Guarani (CBF) Internacional (Copa União, Clube dos 13)
Jogos
126
Gols
223
Média de gols
1.77
Campeão
Sport
Artilheiro
Müller , 10 gols

Período: 11/09 a 13/12Participantes: 32
Campanha do Sport Recife:
20 jogos, 12 vitórias, 5 empates, 3 derrotas, 29 gols pró e 13 gols contra
1988
Campeão: Bahia
Vice: Internacional
Período: 02/09 a 19/03Participantes: 24
Jogos: 290Gols: 545 - Média: 1,88 p/jogoPúblico: 4.005.190 espectadores - Média: 13.811 p/jogoArtilheiro: Nilson (Internacional) 15 gols
Campanha do Bahia:
29 jogos, 13 vitórias, 4 vitórias nos pênaltis, 4 empates, 5 derrotas e 3 derrotas nos pênaltis, 33 gols pró e 23 gols contra
1989
Campeão: Vasco
Vice: São Paulo
Período: 06/09 a 16/12Participantes: 22
Jogos: 174Gols: 331 - Média: 1,90 p/jogoPúblico: 1.889.118 espectadores - Média: 10.857 p/jogoArtilheiro: Túlio (Goiás) 11 gols
Campanha do Vasco da Gama:
19 jogos, 9 vitórias, 8 empates e 2 derrotas, 27 gols pró e 16 gols contra
1990
Campeão: Corinthians
Vice: São Paulo
Período: 18/08 a 16/12Participantes: 20
Jogos: 204Gols: 385 - Média: 1,89 p/jogoPúblico: 2.336.400 espectadores - Média: 11.452 p/jogoArtilheiro: Charles (Bahia) 11 gols
Campanha do Corinthians:
25 jogos, 12 vitórias, 8 empates e 5 derrotas, 23 gols pró e 20 gols contra
1991
Campeão: São Paulo
Vice: Bragantino
Período: 02/02 a 09/07Participantes: 20
Jogos: 196Gols: 435 - Média: 2,22 p/jogoPúblico: 2.696.960 espectadores - Média: 13.760 p/jogoArtilheiro: Paulinho McLaren (Santos) 15 gols
Campanha do São Paulo F.C.:
23 jogos, 12 vitórias, 7 empates e 4 derrotas, 28 gols pró e 15 gols contra
1992
Campeão: Flamengo
Vice: Botafogo
Período: 26/01 a 19/07Participantes: 20
Jogos: 216Gols: 495 - Média: 2,29 p/jogoPúblico: 3.631.807 espectadores- Média: 16.814 p/jogoArtilheiro: Bebeto (Vasco) 17 gols
Campanha do Flamengo:
27 jogos, 12 vitórias, 8 empates e 7 derrotas, 44 gols pró e 31 gols contra
1993
Campeão: Palmeiras
Vice: Vitoria
Período: 04/09 a 19/12Participantes: 32
Jogos: 254Gols: 643 - Média: 2,53 p/jogoPúblico: 3.772.261 espectadores - Média: 14.851 p/jogoArtilheiro: Guga (Santos) 14 gols
Campanha do Palmeiras:
22 jogos, 16 vitórias, 4 empates e 2 derrotas, 40 gols pró e 17 gols contra
1994
Campeão: Palmeiras
Vice: Corinthians
Período: 13/08 a 18/12Participantes: 24
Jogos: 216Gols: 495 - Média: 2,29 p/jogoPúblico: 3.631.807 espectadores - Média: 16.814 p/jogoArtilheiro: Bebeto (Vasco) 17 gols
Campanha do Palmeiras:
31 jogos, 20 vitórias, 6 empates e 5 derrotas, 58 gols pró e 30 gols contra
1995
Campeão: Botafogo
Vice: Santos
Jogos
282
Gols
712
Média de gols
2.52
Campeão
Botafogo
Artilheiro
Túlio , 23 gols

Campanha do botafogo
27 jogos, 14 vitorias, 9 empates e 4 empates, 46 gols pró e 25 gols contra.
1996
Campeão: Grêmio
Vice: Portuguesa
Período: 08/08 a 15/12Participantes: 24
Jogos: 290Gols: 787 - Média: 2,71 p/jogoPúblico: 3.164.890 espectadores - Média: 10.913 p/jogoArtilheiro: Paulo Nunes (Grêmio) e Renaldo (Atlético/MG) 16 gols
Campanha do Grêmio:
29 jogos, 14 vitórias, 6 empates e 9 derrotas, 52 gols pró e 34 gols contra
1997
Campeão: Vasco
Vice: Palmeiras
Período: 05/07 a 21/12Participantes: 26
Jogos: 351Gols: 969 - Média: 2,76 p/jogoPúblico: 3.684.353 espectadores - Média: 10.496 p/jogoArtilheiro: Edmundo (Vasco) 29 gols
Campanha do Vasco da Gama:
33 jogos, 21 vitórias, 7 empates e 5 derrotas, 69 gols pró e 37 gols contra
1998
Campeão: Corinthians
Vice: Cruzeiro
Período: 25/07 a 23/12Participantes: 24
Jogos: 297Gols: 851 - Média: 2,86 p/jogoPúblico: 4.005.700 espectadores - Média: 13.487 p/jogoArtilheiro: Viola (Santos) 21 gols
Campanha do Coritnhians:
32 jogos, 18 vitórias, 7 empates e 7 derrotas, 57 gols pró e 38 gols contra
1999
Campeão: Corinthians
Vice: Atlético MG
Período: 24/07 a 22/12Participantes: 22
Jogos: 250Gols: 713 - Média: 2,85 p/jogoPúblico: 4.254.615 espectadores - Média: 17.018 p/jogoArtilheiro: Guilherme (Atlético/MG) 28 gols
Campanha do Corinthians:
29 jogos, 18 vitórias, 5 empates e 6 derrotas, 61 gols pró e 38 gols contra
2000
Campeão: Vasco
Vice: São Caetano
Período: 29/07 a 18/01 (Copa João Havelange)Participantes: 116
Jogos: 330Gols: 962 - Média: 2,92 p/jogoPúblico: 3.810.076 espectadores - Média: 11.546 p/jogoArtilheiro: Adhemar (São Caetano) 22 gols
Campanha do Vasco da Gama:
31 jogos, 16 vitórias, 9 empates e 6 derrotas, 55 gols pró e 44 gols contra
2001
Campeão: Atlético PR
Vice: São Caetano
Período: 01/08 a 23/12Participantes: 28
Jogos: 386Gols: 1105 - Média: 2,86 p/jogoPúblico: 4.400.400 espectadores - Média: 11.400 p/jogoArtilheiro: Romário (Vasco) 21 gols
Campanha do CAP:
30 jogos, 18 vitórias, 6 empates e 6 derrotas, 64gols pró e 43 gols contra
2002
Campeão: Santos
Vice: Corinthians
Período: 29/09 a 15/12Participantes: 26
Jogos: 337Gols: 1019 - Média: 3 p/jogoPúblico: 4.162.434 espectadores - Média: p/jogoArtilheiro: Rodrigo Fabri (Grêmio) e Luís Fabiano (São Paulo) 19 gols
Campanha do Santos:
31 jogos, 16 vitórias, 6 empates e 9 derrotas, 59 gols pró e 41 gols contra
2003
Campeão: Cruzeiro
Vice: Santos
Período: 29/03 a 14/12Participantes: 24
Jogos: 552Gols: 1.593 Média: 2,88 p/jogoPúblico: 5.709.013 - Média p/jogo: 10.342Artilheiro: Dimba do Goiás com 31 gols
Campanha do Cruzeiro:
46 jogos, 31 vitórias, 7 empates 8 derrotas, 102 gols pró e 47 contra.
2004
Campeão: Santos
Vice: Atlético PR
Período: 23/04 a 11/12Participantes: 24
Jogos: 552Gols: 1.536 - Média: 2,78 p/jogoPúblico: 4.170.639 espectadores - Média: 7.556 p/jogoArtilheiro: Washington (Atlético-PR) 34 gols
Campanha do Santos:
46s jogos, 27 vitórias, 8 empates e 11 derrotas, 103 gols pró e 58 gols contra.
2005
Campeão: Corinthians
Vice: Internacional
Período: 23/04 a 04/12Participantes: 22
Jogos: 462Gols: 1.449 - Média: 3,14 p/jogoPúblico: 5.683.584 espectadores - Média: 13.630 p/jogoArtilheiro: Romário (Vasco/RJ) 22 gols
Campanha do Corinthians:
38 jogos, 24 vitórias, 9 empates e 9 derrotas, 87 gols prós ec 59 gols contra
2006
Campeão: São Paulo
Vice: Internacional
Período: 15/04 a 13/12Participantes: 20
Jogos: 380Gols: 1030 - Média: 2,71 p/jogoPúblico: 4.587.834 espectadores - Média: 12.300 p/jogoArtilheiro: Souza (Goiás/GO) 17 gols
Campanha do São Paulo:
38 jogos, 22 vitórias, 12 empates e 4 derrotas, 66 gols pró e 32 gols contra
2007
Campeão: São Paulo
Vice: Santos
Período: 12/05 a 02/12Participantes: 20
Jogos: 380Gols: 1.047 - Média: 2,76 p/jogoPúblico: 6.582.976 espectadores - Média: 17.461 p/jogoArtilheiro: Acosta (Náutico/PE) 19 gols
Campanha do São Paulo FC:
38 jogos, 23 vitórias, 8 empates e 7 derrotas, 55 gols pró e 19 gols contra
2008
Campeão: São Paulo
Vice: Grêmio
Período: 10/05 a 07/12Participantes: 20
Jogos: 380Gols: 1035 - Média: 2,72 p/jogoPúblico: 6.439.854 espectadores - Média: 16.992 p/jogoArtilheiro: Keirrison (Coritiba), Washington (Fluminense) e Kléber Pereira (Santos) - 21 gols
Campanha do São Paulo FC:
38 jogos, 21 vitórias, 12 empates e 5 derrotas, 66 gols pró e 36 gols contra

TABELA Brasileirão 2013

Tabela gerada por Central Brasileirão
Ares
Central Blogs
Powered By Blogger

Globoesporte.com: Notícias, Vídeos, Tabela de Jogos e tudo sobre seu Time de Futebol