domingo, 22 de março de 2009

O Dia Em Que O Gavião Se Rendeu Ao Galo

Nessa semana,estava eu sintonizado em uma radio local de minha cidade,quando ouvi uma entrevista com um ex jogador do xv de jaú,chamado Luiz Poini.Esse atleta foi responsável em 1977,por uma derrota marcante da equipe corintiana naquele ano,do qual ele Corinthians se tornaria campeão saindo de uma longa fila,esse jogo ficou marcado não apenas pela derrota em si da equipe corintiana,e sim pelos vários incidentes provocado pela sua torcida naquele jogo,quando ela revoltada com o resultado e pelo chocolate que a equipe quinzista aplicava em sua equipe invadiu por varias vezes o gramado para protestar com seus jogadores,umas das cenas mais comentada da época foi de uma torcedora que invadira o campo,quando um policial saiu correndo atrás dela dando uma rasteira nela,cenas lamentável que já naquela época ocorriam.
Deixo claro que não estive nesse jogo,pois na época tinha apenas 2 anos de idade,mas já escutei muitos relatos sobre esse jogo,de meu pai que estava presente e de muitas outras pessoas.

Cito agora trechos de uma matéria que retirei numa pesquisa que fiz sobre o jogo no site diarioweb.com.br de São José do Rio Preto .



Luis Antonio Poiani, um ponta-direita rápido e oportunista, revelado pelo América e que disputou o Paulistão de 77 pelo XVde Jaú. Quatro meses antes da épica final contra a Ponte Preta (vitória corintiana por 1 a 0, gol de Basílio), o Corinthians enfrentou o XV de Jaú, no estádio Zezinho Magalhães. Poiani estava infernal. Moisés, Zé Eduardo e Wladimir não achavam o endiabrado ponteiro. Poiani abriu o placar aos 9 minutos do primeiro tempo num chute cruzado de fora da área.Na etapa final, ele ampliou. A falta cobrada da esquerda por Sabará desviou no árbitro Romualdo Arpi Filho e sobrou na risca da área para Luis Poiani que bateu de três dedos para fazer 2 a 0. Revoltados, torcedores corintianos invadiram o campo para tirar satisfação com jogadores do Timão. A partida ficou paralisada por 20 minutos. Depois do reinício, Luis Poiani continuou aprontando das suas. Arrancou do meio-campo, atropelou Wladimir, passou por Moisés e cruzou rasteiro para Ademir Mello completar de primeira. “Foi um jogo marcante na minha carreira”, diz Poiani. A magnífica exibição dele neste duelo pode ser vista
XV de Jaú 3 x 0 Corinthians
XV de JaúValentim; Galli, Estevam Soares, Olavo e Caíca; Ivinho, Ademir Mello e Sabará; Luís Poiani, Valdomiro (Antônio Carlos) e Paulo Moisés (Fernando Pirulito). Técnico: Cilinho.
CorinthiansJairo; Cláudio Mineiro, Moisés, Zé Eduardo e Wladimir; Givanildo, Luciano e Palhinha; Vaguinho (Edu), Geraldão e Romeu. Técnico: Oswaldo Brandão.Gols: Luis Poiani aos 9 minutos do primeiro tempo. Luis Poiani aos 16 e Ademir Mello aos 39 minutos do segundo tempo.Juiz: Romualdo Arpi Filho. Renda: não obtida.Público: cerca de 23 mil pessoas.Local: estádio Zezinho Magalhães, em Jaú, sábado, dia 5 de junho de 1977, quando Poiani arrebentou com o Timão, que quatro meses depois faturou o título paulista e quebrou um jejum de 22 anos sem conquistas importantes.
Aos amigos que se enteresarem em ver os melhores momentos dessa partida,e as cenas de confussão da torcida corintiana e os gols da partida visite
http://www.youtube.com/watch?v=ubX-yBOEJSk



Nenhum comentário:

Postar um comentário

TABELA Brasileirão 2013

Tabela gerada por Central Brasileirão
Ares
Central Blogs
Powered By Blogger

Globoesporte.com: Notícias, Vídeos, Tabela de Jogos e tudo sobre seu Time de Futebol