terça-feira, 20 de outubro de 2009

Campeão Br09 terá o menor índice de aproveitamento da era dos pontos corridos.

Faltando oito rodadas para o termino do brasileirão 2009, tudo leva crer que o campeão desse ano fará menor números de pontos e índice de aproveitamento, desde a implantação dos pontos corridos em 2003.

Até o momento Palmeiras é líder com 54 pontos, 60% de aproveitamento dos pontos em disputa, isso leva crer em minha opinião que esse índice até o final não mudará tanto, podendo terminar sendo o Palmeiras ou outro clube numa porcentagem entre 62% a 63%,que será o menor porcentual de um campeão na era dos pontos corridos.

Falando em números reais, temos ainda 24 pontos em disputa, podendo o Palmeiras se ganhar todos os jogos chegar a 78 pontos, no qual manteria a média dos outros campeões, mas sabemos que é muito pouco provável isso acontecer, por isso acredito que o campeão vai atingir entre 68 a 72 pontos nesse certame.

Tudo isso se deve, por causa do grande equilíbrio que vemos esse ano entre os clubes, e muitos altos e baixos dos que buscam o titulo, no qual não vimos em outros anos.

O campeonato de pontos corridos foi adotado pela confederação brasileira em 2003, tendo Cruzeiro como primeiro campeão somando os incríveis 100 pontos o maior até hoje, em um campeonato onde participaram 24 clubes, o clube mineiro disputou 46 jogos, venceu 31, empatou 7, e perdeu 8 partidas, estabelecendo o maior índice de aproveitamento 72,4%.

Em 2004, o Santos também foi campeão disputando 46 jogos, ganhando 27, empatando 8 e perdendo 11 partidas, tendo um aproveitamento de 64,5% dos pontos disputado.

O Corinthians foi o campeão em 2005, já em um campeonato com menos clubes na disputa. Foram 22 clubes que disputaram 42 jogos, sendo o Corinthians campeão com 81 pontos, 24 vitorias 9 empates e 9 derrotas, tendo um aproveitamento de 64,55 dos pontos em disputa.

A partir de 2006, o campeonato começou a ter o número de participantes que temos até hoje, 20 clubes, totalizando 38 rodadas, tendo nas três ultimas edição o São Paulo como campeão.
Em 2006 o clube totalizou 78 pontos, vencendo 22 partidas, empatando 12 e sendo derrotado apenas 4 vezes, tendo um aproveitamento de 68,4%,o segundo maior da era dos pontos corridos.
Em 2007 o clube somou 77 pontos, vencendo 23, empatando 8, e sendo derrotado em 7 partidas, tendo um aproveitamento de 67,5%
Já no ano passado o clube somou 75 pontos, vencendo 21, empatando12 e sendo derrotado em 5 jogos, tendo um aproveitamento de 66% dos pontos em disputa.

Tudo isso apenas para ilustrar um pouco, e mostrar o quanto está equilibrado esse campeonato, pois para as torcidas dos clubes envolvidos, pouco importa com quantos pontos o clube vai ser campeão, pois o importante é ser campeão, seja 30, 40, 60, 70,80 ou sei lá com quantos pontos.

5 comentários:

  1. Denilton,
    Belo post. Realmente este ano a coisa, parece, que "degringolou", quer dizer, os primeiros estão "batendo cabeça", o que vai levar o campeão a ter um aproveitamento mais baixo, mas o que interessa isso, não é? O que vale é taça no armário!
    Abraço,
    Celso Ceschini
    Comentarista Bola Murcha

    ResponderExcluir
  2. Legal a estatística, cara!

    Só espero que isso não vire qualquer tipo de argumento pra quem defende mudança de fórmula do campeonato. Aliás, é argumento oposto, pois diminuir o índice de aproveitamento do campeão não significa um mau campeão, e sim maior equilíbrio, maior número de times pra tirar pontos do campeão.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Denilton, o importante é q a cada dia, ou melhor a cada ano o campeonato fica mais interessante e disputado. Isso é muito bom para pôr emoção.

    Abços

    ResponderExcluir
  4. Olá meu irmão Denilton!! Esse Brasileirão de 2009, vem confirmar uma tese que levantei no seu inicio. Na época enfatizei que o equilibrio seria a tônica entre as equipes postulantes ao título e este fato vem se confirmando ao longo do campeonato, com o baixo índice de aproveitamento das equipes de ponta, em relação aos outros anos. De uma certa forma isso pode ser bom para o torcedor que assim poderá alimentar suas esperanças de ser campeão, até as últimas rodadas.

    Abçss do amigo
    Roberto Cruz!!

    ResponderExcluir
  5. Brother todo mundo sabe que sou a favor do mata-mata, mas se fosse assim todo ano disputado como esta sendo em 2009, até mudaria de opinião, mas tenho certeza que não será nos próximos porque o Gingante da Colina Voltouuu, e deixará uns 20 pontos de vantagem para o 2º colocado ano que vem, Vascão campeão da Série A 2010.

    O Vascão voltou, o Vascãoooo voltouuuu...

    Abraço
    Jeferson

    ResponderExcluir

TABELA Brasileirão 2013

Tabela gerada por Central Brasileirão
Ares
Central Blogs
Powered By Blogger

Globoesporte.com: Notícias, Vídeos, Tabela de Jogos e tudo sobre seu Time de Futebol